O PODER DO ELOGIO!
- theisssc
- 16 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de abr.
Você gosta de um elogio?
Certamente! Você e eu então, somos iguais a todo Ser Humano.
Machado de Assis disse: "Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado".

Surpreenda as pessoas!!!
Elogios levantam almas caídas, elogios aproximam pessoas, elogios quebram resistências, elogios ampliam a vontade e motivação interior, elogios dão significado a existência das pessoas, elogios distribuem felicidade do modo mais simples, elogios são os presentes mais baratos que alguém pode ofertar e os mais valiosos que alguém pode receber, elogios são sorrisos na forma de palavras.
•
Por isso temos de resgatar urgentemente esse hábito!
Será que ele “ficou fora de moda”, porque talvez alguém com uma grande insegurança em algum lugar qualquer plantou a ideia de que “se der a mão, vai querer o braço”?
Preste atenção: pessoas inseguras nunca foram boas de elogio, por medo de perderem o controle.
Será que a partir desse modo de pensar as relações humanas se desumanizaram, enrijecendo músculos, artérias, cérebros e consequentemente nossos corações?
•
Independente do que tenha acontecido, temos urgentemente a necessidade de resgatar o “bem querer entre os vivos”, antecipando as flores e elogios que tardiamente levamos em intermináveis “lamentações aos mortos”.
•
Basta de aguardar: fale agora o que você sente pelas pessoas, mostre apreço JÁ por quem você quer bem, quebre as correntes que te prendem ao passado.
Não há nada de feio ou proibido em elogiar o próximo. Uma amiga uma vez me disse: “Os elogios não só fazem bem ao que recebe…mas ao que faz o elogio também!”
Bingo! Justamente é isso que estamos fazendo aqui: resgatando almas sedentas por uma palavra positiva que não tem custo algum, mas é de valor imensurável!!!
•
Então pare e pense no valor de palavras que podem elevar pessoas, em qualquer situação!
Pequenas frases podem amenizar um grande sofrimento!
Precisamos voltar aos primórdios das relações humanas, quando as pessoas sentavam em torno de uma fogueira em círculo(para que todas pudessem ver e serem vistas por todos), onde todas se olhavam nos olhos, onde havia afeto e sentimento de pertencer!
A mesma tecnologia que nos trouxe tantos benefícios nas mais variadas áreas do conhecimento humano, nos afastou do calor da fogueira, do calor humano!
Precisamos resgatar o elogiar: se importar, se preocupar, se colocar no lugar do outro, cultivar nossa compaixão diante do alheio!
•
Os laços que nos unem estão frouxos e precisam urgentemente ser apertados!
O terreno muitas vezes é estranho, desconhecido e sem vida, mas se adubado adequadamente, pode ser ideal para semear, germinar e gerar boa colheita.
•
Não sabe como começar?
Simples! Como em tudo na vida, comece aos poucos, como se estivesse em um laboratório fazendo pequenas experiências.
Vá cultivando seu jardim aos poucos, oferecendo o que há de mais simples e precioso: seu tempo e atenção!
quando estiver na presença de um Ser Humano, imagine-se num jardim em que todas as flores são importantes e especiais: fale, olhe e elogie as mesmas!
•
Com atenção, silêncio, interesse e tendo como tempero o elogio, cuidaremos com qualidade de cada planta!
Quando nos comprometemos, nos envolvemos e demonstramos preocupação e admiração por outras pessoas, oferecendo o melhor que existe dentro de nosso interior, sem nos preocuparmos haverá retribuição do mundo exterior!
•
Nesse mundo de conexões, temos de deixar a zona de conforto, através da mudança de atitude…uma atitude mais generosa!
Ronaldo César Theiss falecom@lapidando.com.br
Escritor, Pós-graduado em Recursos Humanos, Practitioner PNL , Coach Pessoal e Profissional, Analista DISC, Especialista em T&D. Atuei em grandes empresas e também no SEBRAE-SC. O foco de meus trabalhos estão voltados para palestras, convenções de vendas para empresas, cursos de comunicação e oratória e atendimentos através do Coaching Pessoal e profissional, nos módulos presenciais e on-line.
Comentários